quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[Apps]Puran Defrag, desfragmentar é sinónimo de optimizar

Há quem acredite neles e há quem duvide da sua legitimidade para ajudar o nosso sistema, falo dos conhecidos desfragmentadores de informação. O que é certo é que, já dos meus tempos de DOS os desfragmentadores já existiam (uma das mais famosas nas primeiras versões do norton) e, cada vez que o utilizava, no final sentia um boost ainda que ligeiro do meu 386SX a 25Mhz.
Mas como não estamos para falar de história mas sim do presente, e por acreditar que um bom desfragmentador do disco rígido pode trazer nada mais que benefícios, gostaria de apresentar o Puran Defrag - um desfragmentador de disco muito próprio e muito simples de usar, que tem como missão desfragmentar ficheiros e optimizar o sistema, reunindo todos os fragmentos de um ficheiro e alocando tudo num só espaço ou no mesmo conjunto, acelerando dessa forma a leitura da informação no disco.




Os ficheiros que um disco rígido contém vão sendo gravados de forma aleatória, contribuindo, a longo prazo, para uma notória deterioração da performance de acesso aos mesmos, pois estão totalmente fragmentados, que é como quem diz, espalhados pelos mais diversos sectores do disco. Ora uma ferramenta que nos ajuda automaticamente a reunir todos esses fragmentos o máximo possível só pode ser benéfica.
O programa inclui algumas opções de configuração úteis. Assim, seremos capazes de reorganizar directórios para acesso mais rápido, seremos capazes de excluir ficheiros específicos do processo de desfragmentação, o que a tornará mais rápida. Além do mais o Puran Defrag inclui o seu algoritmo próprio de optimização inteligente de maneira a colocar os ficheiros acedidos com maior frequência na parte mais pequena do seu disco rígido, o que inevitavelmente fornece um impulso significativo da velocidade.

O Puran Defrag pode ser usado de diferentes maneiras: podemos desfragmentar ficheiros seleccionados pelo botão direito do rato a partir do Explorador do Windows, por exemplo; ou reorganizar todo o disco rígido, ou executar o defrag no momento do arranque para que ele possa trabalhar com os ficheiros do sistema.

Por outro lado, além da vulgar desfragmentação do disco, o Puran Defrag traz consigo a desfragmentação do arranque (Boot Time Defrag) cuja qual visa diminuir o tempo do arranque através da desfragmentação e optimização dos ficheiros do arranque e do sistema.

A verdade é que, apesar de não existir versão em português, a interface e opções são do mais básico que pode existir sendo que os resultados são do melhor. Evitado será dizer que os resultados dependem de máquina para máquina e que cada caso é um caso, podendo variar no alcance da obtenção de resultados.
Principais características:
  • Puran Inteligente Optimizer – PIOZR;
  • Directórios de consolidação para aumentar a velocidade;
  • Optimização por libertação de espaço;
  • Desfragmentação Automática;
  • Boot Time Defragmentation para ficheiros sistema;
  • Baixa Prioridade para ir desfragmentar enquanto trabalhamos no PC;
  • Ficheiro / Pasta Individual para desfragmentar de forma selectiva;
  • Suporte tanto a GUI como a modo de consola de linha de comando;
  • Reiniciar / Encerrar após a função de Boot Time Defragmentation;
  • Suporte nativo para as versões do Windows 64 bits

NOTA: aquando da instalação somos indagados para instalar um software da Babylon que em nada contribui para o correcto funcionamento do programa, pelo que devem decidir se pretendem ou não instalar o software. Notem também que o programa é gratuito para uso pessoal e não-comercial. Caso pretendam utilizar o Puran Defrag numa empresa devem adquirir uma uma licença.

Licença: Freeware para uso pessoal
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Pura Defrag 7.5 | Via KeroDownload [3.39 MB]
Homepage: Puran Software

Sem comentários:

Enviar um comentário