sábado, 12 de abril de 2014

[S.O.] Lubuntu 12.10 – Flavor do Ubuntu com LXDE

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos. Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware.
lub_06
O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
lub_01
Outras características
Pcmanfm – rápido e funcional gestor de ficheiros que usa o gio/gvfs (File system abstraction). O Pcmanfm foi desenvolvido por Hong Jen Yee (Taiwan) como uma alternativa ao Nautilus
lub_02
Openbox – Um gestor de janelas, totalmente escrito em C, para o LXDE, que derivou do Blackbox. Mais uma vez a leveza e performances são factores predominantes.
lub_03
Lightdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos
lub_07
Chromium (browser) – é o projecto Open-Source que está por trás do browser Chrome e do Chrome OS, da Google. Nele são testados e implementados os mais variados códigos e arquitecturas, para possíveis futuras adaptações no Chrome (digamos que é uma “cobaia”)
lub_05
Slypheed (cliente de e-mail) – O Slypheed é um cliente de e-mail muito leve e user friendly que oferece a maioria das funcionalidades que são oferecidas por outros clientes de e-mail mais populares.
lub_04
No categoria da Internet, o Pidgin (como IM por omissão) e o Transmission, para torrents, estão também disponíveis.
Produtividade (Office)
Como ferramentas de produtividade, o Lubuntu inclui o AbiWord, um processador de texto gratuito muito ao estilo Word da Microsoft. Além do Abiword, o Lubuntu inclui também o Document Viewer e o Gnumeric (como folha de cálculo).
lub_08
No campo da multimédia, o Lubuntu oferece apenas umas ferramentas básicas. mtPaint como editor gráfico e o Simple Scan para digitalizações.
lub_10
Jogos
Para diversão, o Lubuntu traz também um conjunto de jogos muito simples mas viciantes.
lub_11
…entre muitas outras aplicações. Confira aqui
Conclusão
A par com o Xubuntu, o Lubuntu 12.10 é uma das distribuições mais leves que já testei. Não oferece efeitos deslumbrantes nem funcionalidades “especiais” como podemos ver no Unity, mas cumpre certamente os requisitos de quem procurar uma distribuição com boa minimalista, com boa performance e que se consiga adaptar ao computador mais antigo que tem la por casa.
Download: [x86] lubuntu (Intel x86) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] lubuntu 64-bit (AMD64) desktop CD | Torrent
Download: [64-bit] 64-bit Mac (AMD64) desktop image | Torrent
Homepage: Lubuntu

Sem comentários:

Enviar um comentário