domingo, 4 de maio de 2014

[Dica] Estar protegido nas redes públicas com o Windows 8

O acesso à Internet é cada vez mais realizado através de redes wireless, nos mais diversos locais (ex. hoteis, aeroportos, parques públicos, shoopings, redes universitárias, etc). Hoje em dia, são raros os dispositivos que não dispõem de uma interface Wifi, permitindo assim a mobilidade dos utilizadores e simplicidade na ligação à rede.
No entanto, como se tratam de redes publicas,  o utilizador desconhece normalmente toda a infraestrutura e politicas de segurança implementadas. Como forma de salvaguardar, de certa forma, a nossa máquina numa rede publica, o Windows 8 traz um mecanismos mínimo de proteção. Vamos saber como activar.
wifi_01
Quando o dispositivo de um utilizador se liga a uma rede pública então este passa a estar na mesma rede/dominio que é normalmente usada por outros utilizadores que desconhecemos.  Isto quer dizer que utilizando ferramentas de varrimento de rede, facilmente podemos descobrir outros equipamentos que estão ligados à mesma rede.
Com o Windows 8, o utilizador pode optar por desligar os mecanismos de partilha de dados e também a ligação a outros dispositivos dessa mesma rede (na prática o Windows define um conjunto de regras na firewall, de acordo com o perfil escolhido).Normalmente este configuração aparece quando o utilizador se liga à rede mas nem sempre o utilizador lê a mensagem que aparece e acaba por manter activos os mecanismos referidos.
Estou ligado a uma rede publico. Como sei que os mecanismos de protecção estão activos?
Para quem já se encontra ligado a uma rede publica, basta usar as teclas Win + C e escolher a opção Settings na Charm bar
sharing_00
Em seguida, carregue sobre a rede onde está ligado
sharing_01
Em seguida, com o botão do lado direito do rato sobre o nome da rede onde estamos ligados escolhemos a opção Turn sharing on or off
sharing_03
…e por fim escolhemos a opção “No, don’t turn on sharing or connect to devices
sharing_04
Esta é uma pequena dica para quem tem Windows 8 e recorre com frequência a redes publicas. Com esta pequena configuração, e sem a necessidade de instalar software de terceiros, o utilizador passa a não ter o seu dispositivo exposto, o que dificulta um eventual ataque.

Homepage: Windows 8 – Turn sharing on or off

Sem comentários:

Enviar um comentário